3 incríveis maneiras de entrar em forma e manter a saúde

Quem nunca viu um filme ou em alguma propaganda de televisão alguma arte marcial ou terapia chinesa?

Para sua saúde vamos escrever brevemente um pouco sobre 3 super artes chinesas: o Chi Kung (Qi Gong), o Tai Chi Chuan e o Kung Fu.

Você deve estar se perguntando o por que que eu falei sobre isso!?

É porque temos tudo isso a te oferecer! Nossa escola conta com essas modalidades e ainda mais o Sandá (Box Chinês)!

Principais Benefícios do
Qi Gong, o Tai Chi Chuan e o Kung Fu:

    • Controle do Peso Corporal.
    • Melhor Mobilidade Articular.
    • Melhor Resistência Física.
    • Aumento da Densidade Óssea.
    • Melhor Força Muscular.
    • Diminuição da Pressão Arterial.
    • Melhor Flexibilidade.

Nossos horários de treinos, clique aqui!

Mas, o que é Kung Fu?

Engana-se quem pensa que treinar Kung Fu é sair lutando, dando chute e soco em todo mundo! Isso é pura ilusão! As aulas tem exercícios e técnicas. Kung Fu é uma filosofia, um estilo de vida. Sim, tem chute e soco, mas são em raquetes de foco e não uns nos outros.

Se você procura luta, combate frente-a-frente, inscreva-se no Sandá.

A tradução dessa palavra Kung Fu, significa “trabalho duro” ou “tempo de habilidade”, sendo que a expressão também é usada para se referir algo que foi adquirido com muito esforço e competência. Reúne uma grande gama de exercícios e técnicas, podendo ser de mão livre ou com armas. O Kung Fu se popularizou com os grandes filmes de Bruce Lee e Jack Chan, sem esquecer-se do seriado Kung Fu com David Carradine.

Tem como objetivo trabalhar não apenas o corpo, mas também o desenvolvimento pessoal, criando-se persistência e respeito aos limites dos indivíduos. Ele estrutura o corpo e a mente, fazendo com que as pessoas aprendam a passar por derrotas e vitórias e assim poder encarar novos obstáculos sem desistir ou desanimar.

De geração em geração o Kung Fu é reformulado. Existem várias vertentes, escolas e estilos. Entre os mais conhecidos estão o estilo da Garra de Águia, o Dragão, Chin’Na, o Macaco, o Tigre, o Louva-a-Deus, a Garça, Wing Chun e o Bêbado.

Nossos horários de treinos, clique aqui!

O que é Tai Chi Chuan?

Tai Chi Chuan ou Taijiquan, é uma arte marcial chinesa interna, de origem taoísta, que combina exercícios corporais com respiração coordenada. Feitos de forma concentrada fazem com que o praticante trabalhe sua energia interna. Não vamos nos enganar, o Tai Chi Chuan é, literalmente, um estilo de Kung Fu, pois como uma palavra diz, é necessário um trabalho duro.

O termo Tai Chi Chuan pode ser traduzido como “técnica da energia suprema” ou “Trabalho de Energia”. “Tai” significa “grande”, “Supremo”. “Chi” é a energia invisível que percorre o nosso corpo, concedida pela respiração. “Chuan” significa mãos ou punhos. A interpretação como luta ou  terapia fica a cargo do leitor.

Há também formas e técnicas usando armas. Entre elas a espada, o facão, o leque, a lança e o Kwan Dao, espécie de facão com o cabo muito longo. Essas são as mais conhecidas. No Brasil os estilos de Tai Chi Chuan mais praticados são o da família Chen, o da família Yang, da família Wu/Hao, da e o da família Pai Lin. Os movimento são suaves, circulares e fluídos e requerem atenção do praticante.

Nossos horários de treinos, clique aqui!

O que é Chi Kung (Qi Gong)?

Por Qi Gong pode entender-se “trabalho de energia”.

O Qi Gong é uma prática, pode-se dizer terapêutica, onde o praticante através de movimentos corporais, concentração da mente e a respiração, obtenha mais energia provindo da natureza nossa volta, podendo ser ela da terra ou do céu.

Existem vários tipos de Qi Gong. Os mais difundido são “18 peças de brocado” e “San Quan”.

A título de curiosidade, o Qi Gong em outras partes do mundo é oferecido no Sistema Único de Saúde, assim como a acupuntura e outras práticas chinesas.

Nossos horários de treinos, clique aqui!

O que é Sandá?

Sanda é o combate desportivo do Kung Fu e foi desenvolvido com a intenção de melhorar o desempenho do exército chinês mas, com o passar do tempo, logo foi adaptado aos estilos de Kung Fu.

Há escolas, hoje em dia, que trabalham o Sanda independentemente do Kung Fu, assim como, há também escolas que trabalham os dois, um como complemento do outro.

Cada atleta utiliza seu próprio equipamento de proteção: capacete, protetor bucal, protetor de tórax, luvas de boxe e coquilha para os homens (protetor genital). Dependendo da categoria, usa-se caneleiras e capacete com grade, o tamanho da luva também depende do peso dos lutadores.

O Sanda utiliza técnicas de socos, chutes e quedas (ato de jogar o oponente ao chão). Luta de solo não são permitidos no Sanda. Quando um dos lutadores é derrubado a luta pára e este se levanta para que a luta continue.

Gostou? Inscreva-se!

Nossos horários de treinos, clique aqui!